ADC
  • 2023
  • Edições Anteriores
  • Sobre
  • Contactos

Imenso — Madalena Victorino e Associação Há Baixa

Abril 2, 2022
 

IMENSO (do verso de Luis de Camões ‘Pode um desejo imenso’) é uma viagem que toma a cadeira de rodas e a cadeira como objeto simbólico para atentar sobre quem não pode sair de uma cadeira e quem, pelo contrário, usa a cadeira como lugar do dizer artístico. Um encontro entre pessoas rolantes e pessoas caminhantes para lembrar que a deficiência é também um lugar de poder, de desejo e de comunicação de uma condição que deve deixar a sua invisibilidade e indiferença. 

TAKE A SEAT é uma conferência dançada que resulta deste encontro.

Apesar da velocidade galopante de mudança nas sociedades modernas, há objetos que permanecem no nosso quotidiano há milénios e que nos ligam às gerações dos passados mais longínquos da nossa História. Existe um objeto em particular, de personalidade discreta, que está sempre lá para nos apoiar e nos segurar quando precisamos: a cadeira.

Desde a cadeira mais rudimentar de pedra dos tempos do Neolítico, até à cadeira multifunções pós-moderna, todas elas cumprem a sua missão mais elementar: dar às pessoas um lugar onde assentar, repousar e, no caso da última, até mesmo deslocar de um sítio para o outro.

No entanto, nem todas as culturas vêem utilidade neste objeto para o seu dia-a-dia. Hoje é possível dividir o mundo entre os países que adotaram as cadeiras como elementos fundamentais do seu modo de vida, e os países que dispensam a sua função. E a verdade é que a sua utilização, ou a ausência dela, nos dá perspetivas diferentes ao olhar para o mundo.

Take a Seat é sobre a importância da cadeira como um objeto que nos oferece a possibilidade de nos encontrarmos todos num mesmo plano, numa mesma condição, no ato de sentar.

Conta com um elenco que integra músicos da banda 5ª Punkada e intérpretes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e de jovens artistas universitários dos grupos da Associação Académica da Universidade de Coimbra: GEFAC, CITAC e TEUC. 

Criação de Madalena Victorino, a partir de uma ideia de Catarina Pires, com a cumplicidade artística de Beatriz Marques Dias, Inês Melo Sousa e Pedro Salvador
Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
Adriana Campos, Andreia Matos, Andreia Oliveira, Diana Ramos, Joana Mafra, Liliana Ferreira, Márcio Ribeiro, Mariana Nunes, Raquel Miranda, Sandra Soares
5ª Punkada
Fátima Pinho, Fausto Sousa, Jorge Maleiro, Paulo Jacob
Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) Alexandre Barros, Camila Dias, Carolina Oliveira, Carolina Rocha, Catarina Damas, Catarina Peixoto, Elsa Ferreira, João Monteiro, Maria Dias, Mariana Keating
Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC)
Diogo Lobo
Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC)
Jorgette Dumby e Maria João Araújo
Organização
Há Baixa
Co-organização
Câmara Municipal de Coimbra – Convento São Francisco
Produção
Gilberto Pereira
Desenho de luz
Diogo Lobo
Design gráfico Apostrophe & Slash
Fotografia Telma Arzileiro
Vídeo Zhang Qinzhe
Apoios de parcerias República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes, União de Freguesias de Coimbra, Rádio Universidade de Coimbra, Associação Salvador, Hotel Botânico, Teatro Académico de Gil Vicente, Anozero – Bienal de arte contemporânea de Coimbra
Agradecimento Grémio Operário de Coimbra, Seminário Maior de Coimbra
Data 2 abril 2022 / 3 abril 2022
Hora 2 abril 2022 – 16h00 / 3 abril 2022 – 16h00
Local Convento São Francisco
Duração aprox. 1h00
Classificação M 6
Entrada gratuita sujeita ao levantamento de bilhete na Bilheteira do Convento São Francisco. Pessoas em cadeiras de rodas são mais do que bem-vindas.

 
Share
0