“Jadis, si je me souviens bien, ma vie était un festin où s’ouvraient tous les cœurs, où tous les vins coulaient.” Existe a doença e existe o esconder a doença. A primeira é um Real a lidar, um modo de existir do humano. A segunda procria subterraneamente o monstruoso. É uma escolha ética. “Il faut être absolument moderne”. Não espanta assim que o Real do Bailarino como Retrato seja a insanidade. Uma cobardia insana que persegue a pacificação no morto retratar de formas mortas. Ou no morto retratar de que não deseja ser uma forma morta, demonstrando o oposto do desejo. “Voici le temps des assassins.”. Conseguiremos a lida de reverter e inverter, de retratar a destruição do Retrato? De eliminar as nobrezas e burguesias desaparecidas, vestidas de púrpuras e veludos, que o Retrato nasce para servir? Pode o Retrato queimado, retalhado, seduzido por si como Narciso, experienciar em um momento a sua própria dissolução? Afogar-se nas águas? Se o que não é Retrato conseguir destruir um ínfimo do Retrato pode acontecer que as raízes do retrato soçobrem um ínfimo. Assim, o paradoxo que perseguimos nesta criação – O que é um Bailarino/a que tem de dançar tudo o que não se dança a si mesmo enquanto se dança a si mesmo. “J’ai tendu des cordes de clocher à clocher ; des guirlandes de fenêtre à fenêtre ; des chaînes d’or d’étoile à étoile, et je danse.”
Hugo Calhim Cristóvão & Joana von Mayer Trindade (Citações: Jean Arthur Rimbaud)
Direcção, Coreografia, Dramaturgia e Formação Hugo Calhim Cristóvão & Joana von Mayer Trindade
Interpretação Sara Gil Agostinho
Música Paulo Costa & Nuisis Zobop
Desenho de Luz e Acompanhamento Técnico Pedro Nabais
Figurinos UN T
Colaboração Cenográfica Jérémy Pajeanc
Fotografia João Octávio Peixoto
Produção e Difusão Nuisis Zobop
Coprodutores Atuais Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Campo Alegre e TAGV – Teatro Académico Gil Vicente Coimbra
Residências Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Campo Alegre, Campus Paulo Cunha e Silva, Centro de Criação de Candoso, Fábrica Asa, CRL-Central Elétrica, Academia de Dança de Matosinhos, Teatro Académico Gil vicente – Coimbra e Escola de Dança DNA – Dance N’Arts School
Agradecimentos Cristina Aguiar, Claudia Galhós e Jean Arthur Rimbaud
Data 28 abril 2022
Hora 21h30
Local Auditório TAGV
Duração aprox. 1h00
Classificação M 6
Preço
€7
€5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, rede alumni UC, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias