residência artística para o espetáculo TIME
Durante a residência artística, que decorre entre 4 e 8 de janeiro, dá-se tempo ao tempo. A Sala de Ensaios do Teatrão vai transformar-se num espaço de primeiros contactos, no qual atores e diretora artística se debruçam sobre como cada um experiencia o tempo e se auscultam as formas distintas como se (des)encontram no e sobre o tempo.
Trata-se, assim, de um primeiro momento para a equipa técnica e artística se juntar, para uma exploração que vai servir de base ao espetáculo que se está a construir. O texto será depois criado a partir das visões pessoais, da troca de ideias e da pesquisa conjunta, através de livros, podcasts, documentários, filmes, etc.
Durante estes dias, haverá ainda momentos de abertura do processo criativo a outras sensibilidades. “O tempo é uma indústria de alto rendimento e não uma casa habitável” é a frase de André Barata que servirá de mote à conversa entre o filósofo, os atores e a diretora artística. Além disto, está previsto um diálogo com um grupo de adolescentes e jovens adultos, com o intuito de incorporar uma linguagem e abordagem mais próximas do público-alvo de TIME e que irá ajudar a aproximar esta criação dos seus interlocutores.
Está na hora de afinar os relógios.
residência artística para o espetáculo TIME 4 a 8 de janeiro de 2023
fotografia Carlos Gomes
espetáculo 30 e 31 março 21h30; 1, 14, 15, 21 e 22 abril 21h30; 5, 6, 12, 13, 19 e 20 abril 19h00; 2 abril 17h00, Oficina Municipal do Teatro — Teatrão